Introdução Alimentar
- Patrícia Oliveira
- 7 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
A alimentação complementar, quando são introduzidos alimentos para complementar uma dieta à base de leite materno ou fórmula, geralmente ocorre entre os 6 e os 23 meses de idade.
É um período crítico para o desenvolvimento físico e cognitivo. Durante este período, a taxa de crescimento do cérebro é uma das mais rápidas durante a vida e, consequentemente, o momento, a dose e a duração da exposição a nutrientes específicos podem resultar em efeitos positivos e negativos.
A alimentação complementar é mais do que garantir uma ingestão adequada de nutrientes; trata-se também de evitar a ingestão excessiva de calorias, sal, açúcares e gorduras prejudiciais à saúde. As refeições são eventos culturais e sociais onde as crianças observam, imitam, aprendem sobre alimentos de que gostam ou não gostam e formam hábitos e práticas alimentares para toda a vida.
As refeições também ocorrem quando a criança aprende a tocar nos alimentos e a conectar os sabores dos alimentos à aparência e à sensação dos alimentos. Idealmente, a alimentação complementar é reativa e promove a autonomia da criança, mas também pode ser utilizada para gerir problemas de comportamento ou para satisfazer excessivamente uma criança, resultando em consequências a longo prazo para a nutrição e a saúde.
Diante dessa complexidade preparei com muito carinho e de forma simplificada um ebook em introdução alimentar onde seu bebê e toda família vai ser beneficiada.
Vem comigo fazer desse momento leve e feliz.
Kommentare